MENU

Entrevista com Nino Schurter 2014

Em busca do Ouro Olímpico no Rio 2016

Nino Schurter está no Brasil há duas semanas, junto com a delegação olímpica de ciclismo da Suíça, para ter as primeiras impressões do Rio de Janeiro - cidade que vai sediar as Olimpíadas de 2016.

imagem
Nino Schurter no Mundial de 2011 - Foto: Pedro Cury

O piloto é um dos maiores nomes do mountain biking cross-country mundial e apesar de contar com muitos fãs no Brasil, a equipe não buscou muito contato com a mídia e preferiu se concentrar nos seus objetivos.

Este não é o primeiro encontro da nossa equipe com Nino. Acompanhamos sua trajetória desde o Campeonato Mundial em 2008, quando ele foi Campeão Mundial na Sub-23 em Vale de Sole na Itália, fazendo a cobertura ao vivo com nosso fotógrafo Pedro Cury. Posteriormente, também estivemos com o atleta no Mundial de 2011, em Champery.

Faltando apenas um dia para o retorno deles à Suíça, recebemos um convite da Scott para uma entrevista, num hotel isolado na região serrana do estado do Rio. Confira!

imagem
Nino Schurter em entrevista para o Pedal

Pedal: Qual o título que você ainda não tem e é o seu principal objetivo ? Ouro Olímpico ?
Nino Schurter: Talvez esta seja minha última ou penúltima chance de conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas. Este é o meu objetivo principal. De qualquer maneira, os resultados são muito importantes, mas estou bastante feliz com minha carreira. Andar de bike e viajar pelo mundo me faz feliz!

Pedal: Se você ganhar o ouro olímpico, você poderá perder a motivação e passar a praticar outro esporte?
Nino: É difícil dizer, estou muito feliz no mountain biking, meu corpo é perfeito para a modalidade, eu gosto muito de pedalar e não sei se terei motivação para outro esporte.

Pedal: Qual a maior dificuldade que você espera encontrar nas Olimpíadas do Rio 2016?
Nino: Sem dúvidas o calor é o maior desafio para a prova do Rio.

Pedal: O que você acha do Enduro ? Pensa em competir no futuro?
Nino: Gosto muito de Enduro. É uma ótima modalidade, mas não tenho planos pra agora. Meu foco é realmente as Olimpíadas. Talvez no futuro eu tente por um ou dois anos, mas por agora não é o foco.

imagem
Nino Schurter no Mundial de MTB 2011 - Foto: Pedro Cury
Pedal: E ciclismo de estrada? Algum plano?
Nino: Eu gosto muito de mountain biking. Você está integrado a natureza, tem a parte técnica que gosto muito. Estrada é bem diferente, não sei se tenho a motivação pra treinar tão duro quanto precisa.

Pedal: Sobre rodas... 26", 27.5" ou 29"?
Nino: Estou totalmente feliz com 27.5". Não sou muito alto e pra mim a altura do piloto faz muita diferença na decisão das rodas. Não gosto de como a geometria da 29 fica pra mim. O guidom fica muito alto, a bike não fica muito ágil e simplesmente não funciona comigo. Estou certo de que 27.5" é a que encaixa pra mim e é o que vou usar na próxima temporada. A 26" já era!

Pedal: Sobre equipamento, o que você mais valoriza ? Bikes leves ? Rodas leves ? O que é muito importante pra você ?
Nino: O peso é realmente importante, mas também precisa ser rígida. O terreno é muito difícil e a gente bota muita pressão na bike. Se for leve, mas não for rígida, não resolve. É o problema de sempre entre peso vs rigidez.

Pedal: Tem algo que você realmente sinta muita diferença na bike, fora o tamanho das rodas?
Nino: Na bike tudo conta. Não tem uma pressão de pneu específica, nem configuração padrão na suspensão. Tenho uma equipe de apoio muito boa que me ajuda muito com o equipamento e estou muito feliz com tudo.

Pedal: Você é o tipo de piloto que gosta de testar cada detalhe da configuração da bike ou você deixa na mão dos mecânicos é se foca mais no percurso e em pedalar forte?
Nino: Sempre estou testando cada detalhe em cada pista que vou competir.

Pedal: Como você faz sua escolha entre correr com a bike rígida ou com a full numa prova ?
Nino: Depende da pista, sem dúvida, mas também de quanto tempo estou pedalando uma bike ou outra. Preciso de um tempo de adaptação quando mudo as bikes. Então, sempre tento planejar quando já conheço as pistas... se já sei que a pista tem vantagem quando uso uma bike full, já vou treinando antes na full para me adaptar. O mesmo com a rígida.

Pedal: Então você prefere a full quando a pista é mais técnica ?
Nino: Pra mim a vantagem da full não está no nível de dificuldade técnica em relação aos obstáculos e sim em trechos onde a rígida não desenvolve bem ao pedalar. Com a full posso pedalar sentado e economizar energia nesses trechos, principalmente quando vai chegando o fim da prova.

Pedal: Sobre seus treinos... você pratica outros esportes ?
Nino: Como mountain biker você precisa treinar muitas coisas. Faço treinos de academia, mas também corrida a pé, esquí nórdico, esquí touring, ciclismo de estrada. MTB é um esporte muito exigente e outros esportes podem complementar bem o treinamento. Mas mais perto da temporada prefiro focar os treinos na bike.

Pedal: Você é muito rígido com alimentação ?
Nino: Durante a temporada sou bastante sério com alimentação. Tento sempre comer o mais saudável possível. Mas somos todos humanos e as vezes queremos comer o que quisermos, tem festas que queremos ir e se comportar "normalmente".
imagem

Pedal: Qual sua relação no projeto das bikes da Scott ? Sua bike é especialmente feita pra você ?
Nino: Temos uma ótima relação tanto com a Scott, quanto com a DT Swiss. Sempre trabalho com os engenheiros dando feedback. Mas meu quadro não é feito especialmente pra mim. Uso quadros de produção, tamanho M, que qualquer pessoa pode comprar.

Pedal: Quando você vai pedalar por diversão que tipo de rolé você faz ?
Nino: Ando muito com a Scott Genius LT. Onde moro é o lugar perfeito para esse tipo de bike. Moro no inicio dos Alpes, posso usar teleférico ou fazer alguns loops com descidas bem técnicas. Posso travar nas subidas e ela se comporta como uma bike de downhill nas descidas.

Pedal: Você usa Strava ? Leva muito a sério ?
Nino: Sim, uso mais por diversão, sem levar muito a sério.

Na bike tudo conta. Não tem uma pressão de pneu específica, nem configuração padrão na suspensão.



Pedal: Se Absalon se aposentar, vai ser muito fácil pra você ? Vencer ele é sempre uma motivação ?
Nino: Ele é um dos melhores competidores da história do esporte. É sempre uma motivação vencê-lo. Se ele se aposentar, vou sentir sua falta, acho ele uma grande personalidade para o mountain biking, mas tem muitos novos atletas bons surgindo todo o tempo, da França, Dinamarca, Suíça e sempre terá alguém difícil de duelar.

Nino Schurter

Nascido em: 13/05/1986
Peso: 68kg Altura: 173 cm
Cidade natal: Chur, Suíça

Principais Títulos
Campeão Mundial Júnior 2004
Campeão Mundial Sub-23 2006 e 2008
Bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008
Prata nas Olimpíadas de Londres 2012
Campeão Mundial de XCO Elite - 2010, 2012 e 2013

Bike Full Atual

imagem
Scott Spark 2015

A bike de Nino não tem nada que pareça protótipo, porém, ele admitiu que as suspensões tem modificações internas que ainda não serão reveladas para o público. Sobre o quadro, não sabemos se existe geometria ou fibras diferentes das atuais.

Fotos (3)

foto 0 - Nino Schurter Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.