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Entenda as alavancas Shimano de duplo comando (DCL)

Sistemas de Engenharia Shimano

Este artigo apresentará o sistema de Alavancas de Duplo Comando ou DCL (Dual Control Lever) como diz a linguagem internacional da bike. A intenção é abordar questões que ainda geram certa controvérsia:

1. QUESTÃO DA NOMENCLATURA: DCL/ Shift Levers/ Low Normal/ Top Normal/ Rapid Rise/ Rapid Fire/ Top Swing/ Down Swing 2. A QUESTÃO DA CORRETA CONFIGURAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ALAVANCAS DCL e Rapid Fire

Todos esses termos fazem parte de uma relativamente “nova” tecnologia desenvolvida pela Shimano e visam diferenciar estas inovações presentes em componentes do sistema de transmissão.

DCL A Shimano desenvolveu o conceito DCL “dual control lever” (ou Alavancas de Duplo Comando) com o intuito de facilitar o acionamento dos câmbios e concomitantemente poupar energia do condutor da bike. Como assim poupar energia?

O sistema Rapid Rise “ascensão rápida” é uma trademark (patente) da Shimano para os câmbios Low Normal. Câmbios Low Normal significam maior facilidade para que a corrente seja conduzida aos pinhões maiores, através da ação da mola de retorno, ou seja, você libera a alavanca para que a corrente vá para marchas mais leves. Em outras palavras, a alavanca de mudanças deve ser liberada quando se quer aliviar a pedalada. Para um pedalar mais leve, despendemos menos energia, e a mudança pode ser feita através de um simples toque na alavanca. A mola é que faz a força para levar a corrente ao pinhão maior.

Para fazer a mudança da marcha para os pinhões menores (maior velocidade onde a pedalada fica mais dura) deve ser acionada a maçaneta para baixo, sendo aplicado um pouco mais de força já que quando se quer acelerar a bike teoricamente temos mais energia para despender.

Ação Intuitiva As alavancas DCL tem o mesmo princípio de acionamento de marchas tanto na mão direita, quanto na esquerda (engrenagens traseiras e dianteiras).

Importante! Observe que a SHIMANO instrui que os DCL devem ser preferencialmente montados com câmbios traseiros Low Normal “invertidos” (Rapid Rise) e com conduites SIS SP 41 (segundo a Shimano reduzem o atrito entre cabos e conduítes em cerca de 15%). Razão: com essa configuração o conjunto (DCL + Câmbio traseiro Low Normal + SIS SP41) seu sistema de transmissão pode atingir um nível ÓTIMO de performance.

Os câmbios traseiros Top Normal ou “tradicionais” devem ser utilizados com Rapid fire (Shift Levers) pois foram desenvolvidos para trabalhar em conjunto uma vez que os eles possuem uma mola mais potente e devido ao design, permitem um acionamento suave em conjunto com os Rapid fires = (rapid fires são as alavancas de mudança posicionadas nos guidões que possuem um botão para o polegar – utilizado para fazer a mudança para um pinhão maior; e um trigger (gatilho) para o dedo indicador que faz a mudança para um pinhão menor.)

Top Swing é a denominação dos novos câmbios dianteiros de “abraçadeira baixa” que devem ser utilizados preferencialmente com o DCL.

Down Swing , câmbios dianteiros com abraçadeira alta ; “tradicionais” Foram desenvolvidos para trabalhar em conjunto com Rapd fire e no geral se aplica a mesma regra do cambio Top Normal.

Evidentemente podemos notar que algumas montadoras não seguem exatamente essa configuração e montam as bikes com DCL e TOP NORMAL e outros tipos de miscelâneas não RECOMENDADAS pela fabricante e isso acarretou numa impressão equivocada quanto ao desempenho da tecnologia em específico.

A BIC Shimano vêm promovendo no Brasil Workshops e cursos para qualificar e instruir técnicos e lojistas a fim de que façam as configurações corretas dos componentes e orientem melhor os consumidores.

Esperamos que esse artigo contribua para a melhor utilização da refinada tecnologia desenvolvida pelo Sistema de Engenharia Shimano e proporcione aos seus usuários o máximo em desempenho e satisfação.

Agradecimentos especiais:
Ronaldo Huhm - Assistência Técnica BIC-SHIMANO
Tel.: 11-4191-4194





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