Com mais uma vitória em 2006, desta vez no GP Ravelli de XC, o paulista foca as atenções no Campeonato Brasileiro de Maratona
Mesmo com uma corrente quebrada na primeira volta do duro circuito do GP Ravelli, Edivando Souza Cruz, atleta patrocinado por Astro/Manitou/Vzan/Michelin, usou todo seu poder de recuperação para buscar o adversário e vencer a competição com mais de 4 minutos de vantagem para o segundo colocado.
A competição aconteceu no Camping Chapéu de Sol, na cidade de Itu, interior do estado de São Paulo neste último final de semana, e foi válida para o ranking da Super Copa, no qual Edivando é segundo colocado, a 7 pontos do líder. O atleta natural de Ilhabela é o atual líder do ranking nacional de mountain bike cross-country e agora vai com tudo para tentar o tricampeonato no Brasileiro de Maratona, que acontece no próximo final de semana na cidade de São Lourenço da Serra, também no interior do estado.
O páreo não será fácil para Vando, ele disputará uma competição de 62,3 quilômetros de extensão em terreno de altimetria muito acidentada com desnível de 919 metros logo nos primeiros 11 quilômetros. Além do terreno difícil o atleta paulista terá de enfrentar grandes nomes do MTB nacional que brigarão pelo lugar mais alto do pódio.
"Acredito que posso ter um bom desempenho e minha vontade é esta, pois a prova é válida para o ranking nacional e estou na liderança seguido de Pischeidt e Aroeira", comentou o paulista. Desde que voltou da Nova Zelândia, onde representou o Brasil no Mundial de MTB, Edivando tem focado seus treinos no cross-country visando o Pan-americano de Mountain Bike, que acontece em outubro na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina. "Não fiz nenhuma preparação especifica para esta prova, pois depois que voltei do Mundial estive treinando totalmente focado no Pan de MTB", ressaltou.
Após o Mundial, Edivando iniciou um pequeno trabalho de base e fortalecimento para aumentar a resistência e a técnica, visando um bom resultado no Pan-americano da modalidade. Mesmo com o foco no Pan, o atleta acredita que tem condições de lutar pelo título nacional no próximo domingo. "Tenho desempenhado bem em Maratonas. Venci os 70 km da Ceilândia em abril deste ano, chegando à frente de Odair Pereira e Abraão Azevedo que são uns dos favoritos para este tipo de competição", analisa.
"Tenho que fazer uma prova de atenção e consciência, às vezes um atleta faz a fuga e todos pensam que não vai dar em nada, quando a ficha cai já é tarde, por isso tenho ficar de olho em todo mundo", avisa o atleta conhecendo as artimanhas de uma prova de maratona. "Quero entrar na prova para desempenhar o melhor possível para ter um bom resultado. Já tenho dois títulos de Campeão Brasileiro de Maratona na Elite e seria muito bom ser Tricampeão na modalidade", finalizou.
Edivando Souza Cruz, há 3 anos consecutivos é líder do ranking brasileiro de MTB, recebe patrocínio: Astro Bikes; VZAN; Manitou; Michelin.
BIKES ROUBADAS
CAMPEONATOS
EQUIPE PEDAL
PILOTO PEDAL