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Cyclotronics - Rolo de treino nacional oferece simulação de terreno e medição de potência

Com a popularização de programas de treinamento como o Zwift, o rolo de treino deixou de ser apenas um suporte de bicicleta capaz de gerar resistência para pedalar sem sair do lugar. Afinal, para tornar a brincadeira mais realista e divertida, utilizar rolos capazes de ler a potência e simular as inclinações do terreno é altamente recomendado.

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Todavia, o custo deste tipo de equipamento aqui no Brasil ainda é extremamente elevado - afinal, o modelo mais barato custa cerca de 400 dólares, o que significa quase 3 mil reais caso você resolva importar de forma independente. Quando falamos dos modelos mais modernos, capazes de simular grandes inclinações e ler a potência real, o preço pode facilmente passar dos 10 mil reais.

Clima estável, segurança nem tanto

Felizmente, boa parte do Brasil é agraciado com temperatura e clima estáveis, que permitem pedalar em ruas, trilhas e estradas durante o ano inteiro, mesmo que a chuva atrapalhe um pouco. Porém, embora o clima não seja um grande problema, infelizmente a violência no trânsito, os assaltos e a falta de tempo são. Com isso, realizar os treinamento em casa é uma opção cada vez mais comum entre brasileiros.

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Neste cenário, surgiu a iniciativa de Sergio Cenci Junior, Engenheiro Eletricista por formação, com mais de 15 anos de experiência em Automação Industrial e Robótica, ciclista nas horas vagas e criador do Cyclotronics, um Smart Trainer interativo, capaz não só de medir a potência com precisão mas também de simular a inclinação do terreno, criado e desenvolvido no Brasil.

"Desde 2012 tenho dado mais prioridade para os treinos no rolo e já utilizei todos os principais softwares de simulação do mercado. Tentei todas as formas de distração como musica, filmes, series, compacto de provas e documentários. Mas nada disso resolvia o tédio de treinar no rolo", explicou Sergio.

"Um certo dia baixei uma versão beta do Zwift e, em menos de uma semana, entrei na internet e comprei um rolo smart trainer importado. O arrependimento veio quando tive que acertar os impostos, taxas e frete. Resumindo: tive que vender uma bicicleta e o meu outro rolo de treino. Era isso ou ficar dormindo lá fora com o cachorro", brincou o engenheiro.

O Rolo

O Cyclotronics aposta em características encontradas em rolos de última geração. Dentre elas, destacamos a não utilização da roda traseira, criando um sistema direct-drive, muito mais silencioso, preciso e que acaba com o problema de desgaste do pneu traseiro.

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Além disso, a medição de potência é real. Isso quer dizer que, diferente de muitos modelos mais simples, que utilizam sensores de velocidade para deduzir a potência, o Cyclotronics utiliza células de carga de verdade, tendo praticamente um medidor de potência embutido, o que melhora muito a precisão.

"Trabalho em uma empresa que faz balanças, então tenho um boa experiência com células de carga. Utilizamos Strain Gauges com alta definição de 24 bits, o que existe de melhor" explicou o engenheiro.

Segundo ele, o equipamento comunica-se pelos padrões Ant+ e Bluetooth LE, sendo compatível com programas que utilizam este protocolo como o Zwift, Trainer Road, PerfPro e Bkool. Outro detalhe fica pelo pesado volante de inércia com 6,4 kg, um fator necessário para criar uma sensação real na pedalada.

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Infelizmente, os valores de potência máxima e inclinação ainda não foram divulgados, mas o fabricante garante que o Cyclotronics vai agradar nestes quesitos. "Podem ficar tranquilos. Uma relação 34x32 no Zwift será bem-vinda", disse.

Desenvolvimento

Segundo Sergio, o maior desafio para o desenvolvimento do produto foi utilizar componentes eletrônicos e processadores ainda inéditos no Brasil, o que resultou em muita negociação com fornecedores e, acima de tudo, longas horas de pedaladas para aperfeiçoar o rolo.

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Como era de se esperar, os protótipos também tiveram um custo bastante elevado, não só pelos materiais envolvidos, mas também pela mão de obra investida na complexa montagem. Ao todo, foram 10 meses de desenvolvimento com um resultado final é bem interessante - como os componentes todos embutidos, o rolo lembra muito um modelo mecânico mais simples.

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Para concluir o projeto, além de bancar a elevadíssima carga tributária do Brasil, o engenheiro ainda chamou reforços, criando uma equipe multidisciplinar com especialistas em software, eletrônica e mecânica.

Ainda sem preço definido, o Cyclotronics foi apresentado para o público em Novembro do ano passado, em Rio do Sul - SC, durante o Desafio Marcio May. Os primeiros lotes do Cyclotronics deve chegar ao mercado ainda no primeiro bimestre de 2017.

Vídeo de apresentação





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