Os mineiros Sherman Paiva e Roberta Stopa foram os grandes vencedores do Desafio TV Integração de Mountain Bike, que aconteceu na manhã deste sábado (27.03) na primeira etapa da Copa Internacional Levorin de MTB em Araxá, MG. Com a vitória, os atletas levaram como prêmio passagens de ida e volta para a final da Copa do Mundo que acontece nos dias 28 e 29 de agosto no estado de Nova Iorque, EUA.
Na categoria Elite Masculina foram realizadas duas eliminatórias. O duelo entre Robson Ferreira e Henrique Avancini foi disputado metro a metro, mas Robson levou a melhor. Sherman, que participou da segunda eliminatória, impôs um ritmo forte e mostrou que vinha forte para brigar pelo título.
Na final, Sherman e o paulista Kleber do Nascimento largaram bem e se aproveitaram de um acidente na segunda curva para abrirem vantagem sobre os outros concorrentes. Kleber liderou a prova até a última passagem, quando Sherman assumiu a liderança para vencer a disputa. "É uma prova totalmente diferente da que estamos acostumados, pois mistura muita explosão e técnica. Estava pensando em nem competir para me poupar para amanhã que é o grande dia, mas, felizmente, mudei de ideia", disse o vencedor.
Na Elite Feminina, que teve apenas uma largada, a brasiliense Julyana Machado largou na frente, mas não conseguiu segurar as favoritas Roberta Stopa e Érika Gramiscelli. Roberta abriu vantagem na prova, até ser alcançada aos poucos por Érika, que não conseguiu tomar a liderança da prova.
"Foi um excelente aquecimento para a prova de amanhã, melhor ainda porque me garantiu em Nova Iorque. Iniciativas como essa são fundamentais para o crescimento do Mountain Bike feminino brasileiro", afirmou Roberta após a vitória.
Resultados:
Elite Masculina
1 Sherman Paiva
2 Kleber do Nascimento
3 Raphael Mendes
4 João Paulo Pereira
5 Frederico Zacharias
Elite Feminina
1 Roberta Stopa
2 Erika Gramiscelli
3 Julyana Machado
4 Aline Lombello
5 Raiza Henrique
:: Domingo
Neste domingo acontece a abertura da 11ª edição da Copa Internacional Levorin de MTB. Esta será a sétima vez que a cidade de Araxá recebe a competição, que vale pontos para o ranking mundial, brasileiro e mineiro.
Na Elite Masculina, 30 atletas estão inscritos, entre eles os favoritos Rubens Donizete, Edivando Souza Cruz e Ricardo Pscheidt. Rubens e Edivando estiveram nos Jogos Sul-Americanos e não participaram do Desafio TV Integração de MTB para se poupar para a prova.
"Estou muito cansado, mas também estou muito focado. Acabei de chegar de Medellín e, desde então, estou somente descansando e me preparando para mais este desafio. Sou o atual campeão e pretendo fazer mais uma boa prova", explicou Rubens Donizete.
Vencedor de quatro das últimas cinco edições na cidade, Pscheidt, que também é apontado como um dos favoritos, está otimista. "Acredito que os favoritos ainda são o Vando e o Rubinho, mas estou preparado, bem treinado e espero fazer o meu melhor”.
Entre as mulheres, Érika Gramiscelli e Roberta Stopa devem, novamente, polarizar a disputa pelo título. Com cinco títulos, Érika busca o hexacampeonato e pode ser considerada a grande favorita. Mas Roberta também promete muita disputa pelo título. "Troquei minha bicicleta e estou com um equipamento de primeira linha. Além disso, tenho treinado muito forte e estou apostando que posso fazer uma temporada muito boa este ano", disse.
A prova terá o áudio transmitido no site oficial da Copa Internacional de MTB, a partir das 7h30 da manhã. Através do site, os internautas poderão interagir com o evento, enviando mensagens através do mural de recados. Confira em www.cimtb.com.br mais informações sobre a competição.
BIKES ROUBADAS
CAMPEONATOS
EQUIPE PEDAL
PILOTO PEDAL