Como regular seu capacete


5 DEZ, 2007     Guiné    



Todos sabemos que o capacete é o equipamento de segurança muito importante. Porém, para que ele funcione corretamente, é preciso que seu ajuste seja perfeito. Por isso, confira nossas dicas e pedale com mais segurança.

1 - Escolha o tamanho correto

O primeiro passo é escolher o tamanho correto do capacete. Embora cada fabricante tenha uma especificação, a tabela a seguir funciona em linhas gerais. Para medir sua cabeça, use uma fita métrica passando pelo centro da testa, aproximadamente dois dedos acima da orelha e contorne a cabeça até encontrar a outra ponta.

imagem
Tamanho pode ser encontrado na parte interna

XS (X-small) - extra pequeno / em torno de 47cm a 50cm de diâmetro
S (small) - pequeno / em torno de 51cm a 55cm
M (medium) - médio / em torno de 55cm a 59cm
L (large) - grande / em torno de 59cm a 63cm
XL (X-large) - extra grande / 63cm a 66cm

2 - Se possível, coloque o capacete

Alguns capacetes possuem um molde mais oval, já outros são mais arredondados. O ideal é vestir o capacete para ter certeza que ele se ajusta a sua cabeça. A dica é deixar o sistema de retenção totalmente aberto para certificar-se que o capacete, e não a retenção, possui o formato correto para sua cabeça.

3 - Ajuste a trava

Hoje em dia, a maioria dos capacetes possui um sistema de retenção. Por isso, o primeiro passo é apertá-lo o suficiente para que o capacete assuma a posição correta na sua cabeça - que deve ser centralizado, nem muito para baixo e nem muito para cima.

imagem
Capacete não deve ficar nem alto nem baixo


4 - Ajuste a tira

Ajuste as tiras para que não fiquem tortas ou dobradas. Feito isso, regule o comprimento da tira na trava de forma que seja possível passar três dedos por baixo dela.

imagem
Deve ser possível colocar dois ou três dedos por baixo da tira


Ajuste o Y

Depois, ajuste o Y das tiras de forma que tanto a dianteira quanto a traseira fiquem igualmente tensionadas. Lembre-se que ela deve ficar tensionada para que o capacete não se movimente em tombos. O divisor das fitas deve ficar a cerca de dois dedos da sua orelha.

imagem
Divisor da fita deve ficar um pouco abaixo da orelha




Comentários





Relacionados