A caixa de direção é aquele tipo de componente que só chama atenção quando dá problema. Junto com os cubos de roda, cassete e o cubo central (ou seja, todos os rolamentos de uma bike...), é um dos itens mais discretos e menos interessantes numa magrela, certo? Errado!

Os rolamentos são importantíssimos para a “saúde” da sua bike, tão importantes ou até mais do que qualquer outro. Só que como eles são complicados de desmontar e montar, necessitando de ferramentas e técnicas mais complexas, geralmente se cria uma resistência (pode chamar de preguiça também) por parte da maioria dos bikers para entendê-los melhor e com isso fazer a correta e necessária manutenção. Até aí, tudo bem, justifica e até explica, mas não resolve nada não é mesmo? Eles continuam precisando de revisões, limpezas e uma boa dose de graxa de vez em quando.

Reinventando a roda...

Existem inúmeras idéias geniais de vários fabricantes para “simplificar” a manutenção desses rolamentos, desde cubos “descartáveis” ou com injetores de graxa até rolamentos selados que “teoricamente” nunca precisam de manutenção (teoricamente entre aspas, pois isso é lenda até onde podemos afirmar), mas poucas soluções realmente simplificaram o conceito dos cubos como a invenção do ahead-set pela marca americana Tioga, lá nos idos de 90.

Até então, as caixas de direção eram “um bicho de sete cabeças”, rolamentos precisos com pequenas esferas pressionadas por dois anéis justapostos que necessitavam de duas ferramentas iguais para apertar corretamente (e eles sempre se soltavam e davam folga), e a mesa era enfim encaixada no tubo do garfo e ajustada por um parafuso expansivo.

O ahead-set (na verdade, ahead-set é marca registrada, mas virou conceito mais ou menos como aconteceu com Xerox e Cotonete) inovou radicalmente ao usar apenas um parafuso e uma bucha-estrela inserida no tubo do garfo para ajustar a pressão da caixa de direção, e a própria mesa para segurar o conjunto todo no lugar. Mas simples, impossível. E por isso mesmo, é genial. Eliminou-se de uma só tacada o longo e pesado parafuso longo de aperto da mesa (e a própria mesa ficou mais leve por causa do design), os anéis de aperto e a necessidade de ferramentas caras.

Essa solução inovadora trouxe também outra vantagem: praticamente desapareceram medidas “exóticas” de direção, como o antigo standard (1”) e o super-oversize (e impossível de achar, 1-1/4”), mantendo como padrão o prático oversize (1-1/8”). Com isso, qualquer biker com uma chave allen pode desmontar, ajustar ou remontar em minutos uma caixa de direção. Acabou a desculpa para não deixar a sua sempre em ordem – o serviço todo pode ser feito em casa, seguindo-se o passo-a-passo de nossa mecânica.

Materiais necessários:

•Chave Allen (na medida de seus parafusos, geralmente 4, 5 ou 6 mm);
•Pano seco;
•Desengraxante (pode ser querosene – não usar nas partes plásticas);
•Graxa de rolamento.

1. Solte os parafusos da mesa. Se forem dois, dê meia volta em cada um, um de cada vez, para não colocar muita pressão num parafuso apenas. Solte em seguida o parafuso da tampa, que ajusta a pressão do conjunto na bucha-estrela que fica dentro do tubo do garfo.

2. Retire com cuidado a tampa com o parafuso. Em seguida, remova a mesa do tubo do garfo.

3. Retire os anéis de ajuste de altura da mesa (se houver), o copo da pista superior e também os rolamentos inferior e superior, guardando em separado para depois saber qual é qual na hora de montar.

4. Limpe as pistas do garfo, do quadro e do copo, e os rolamentos. Seque bem com o pano, inspecionando as pistas, selos e rolamentos quanto ao desgaste. Caso necessário, compre novos e substitua os componentes desgastados (extração e troca de pistas do garfo e quadro devem ser feitos por mecânicos especializados!).

5. Passe graxa nas pistas, selos e nos rolamentos, e aproveite para passar uma camada fina de graxa também na espiga do garfo.

6. Monte devagar, observado a posição e seqüência dos componentes (dica: se preciso, faça um desenho das peças enquanto estiver desmontando). Coloque a mesa no tubo do garfo e assente sobre o copo superior ou sobre os anéis de ajuste de altura, se houver. Reinstale a tampa encaixando corretamente o parafuso. Aperte de leve apenas para segurar no lugar.

7. Em seguida, mantendo a mesa na posição correta (não precisa ser exatamente ainda), usando a chave Allen aperte o parafuso de pressão sem exagerar na força, de modo firme apenas (existe uma pressão ideal, mas só pode ser medida com torquímetro e essa ferramenta só é encontrada nas oficinas das melhores lojas... portanto, use o bom senso e não exagere).

8. Ajuste a posição da mesa em 90º com a roda e aperte os parafusos da mesa, um de cada vez (se forem dois), dando meia volta em cada um até que ambos estejam bem firmes.

Pronto, não doeu nada não é mesmo? Quanto tempo demorou, uns 15 minutos? Tudo isso? Continue treinando que da próxima vez é mais rápido! Bom, o que importa é que esses minutos gastos com esse serviço simples vão acrescentar muito na vida útil de seus rolamentos e sua bike vai estar sempre macia nas curvas.

Caso a caixa de direção precise apenas de um ajuste (por causa de “jogo”), verifique se não há nenhum problema no conjunto (peças desgastadas, trincadas, etc.) e proceda apenas os passos 7 e 8. Como se pode ver, a introdução do sistema ahead-set simplificou e tornou essa parte da bike ainda mais fácil de mexer!

Agradecimentos:

Alex-SP - Membro do fórum PEDAL.com.br e ex-colunista da revista Bicisport.


Fotos (4)

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6 FEV, 2007      Guiné     


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