Campeonato Mundial MTB 2008: XCO Feminino Elite

Pouco sol no início da manhã do domingo, mas a previsão era de muito calor durante o dia. Sorte das mulheres, que seriam as primeiras a disputarem o título de 2008.

imagem

Todas elas teriam que dar uma volta no Start Loop e cinco no circuito oficial. E as favoritas ao título eram muitas: Rita Dahle, Margarta Fullana, Irina Kalentieva, Sabine Spitz e Marie-Helene Premont.

Das 62 atletas largaram na prova, apenas três tiveram problemas. Confiram tudo que rolou com os melhores tempos de cada volta.


:: Primeira volta – 19:43 (Sabine Spitz)

A Bi-campeã européia Sabine Spitz deu as caras logo no início da prova. Atrás dela estavam: Margarita Fullana (Espanha) e Georgia Gould (Estados Unidos). Marie-Helene Premont vinha puxando um pelotão.

imagem

No meio da volta, Spitz já recebia companhia de outras competidoras: Fullana, Blaza Klemencic (Eslovênvia) e Irina Kalentieva (Rússia).

Érika Gramiscelli – 24:14 (53ª colocação)


:: Segunda volta – 19:44 (Sabine Spitz)

No subidão, Spitz puxava suas companheiras de provas: Fullana, Klemencic, Kalentieva e Premont. Com doze segundos atrás, já surgia a norueguesa Gunn-Rita Dahle Flesjaa. Maja Wloszczowska (Polônia) vinha com 25 segundos do pelotão. Catherine Pendrel (Canadá) e Gould estavam com 35 segundos de diferença.

Bem atrás, com um minuto de diferença, vinha um gigantesco “trem”: Cécile Rode Ravanel (França), Kiara Bisaro (Canadá), Lene Byberg (Noruega), Mary McConneloug (Estados Unidos), Katerina Nash (República Tcheca), Eva Lechner (Itália) e Katrin Leumann (Suíça).

No meio da volta, Spitz permanecia na liderança, seguida de Fullana. Kalentieva estava um pouco atrás com 7 segundos e Premont com 12 seconds. Essas quatro atletas eram os destaques da prova.

Érika Gramiscelli – 24:24 (51ª colocação)

imagem

:: Terceira volta – 20:15 (Maja Wloszczowska)

No início do subidão, Spitz e Fullana estavam lado a lado. Kalentieva ficou para trás e Premont já enconstava nela. Dahle e Maja se aproximavam.

No meio da volta, quandou entraram no singl track, as duas líderes diminuíram a pedalada e deixaram Kalentieva enconstar. Premont estava com 30 seconds. Dahle e Wloszczowska ficaram para trás com 40 segundos.

Érika Gramiscelli – 24:42 (47ª colocação)


:: Quarta volta – 19:11 (Margarita Fullana)

A briga começa esquentar. Após registrarem a volta: Spitz, Fullana e Kalentieva estavam juntinhas. O ritmo estava forte e nenhuma queria ficar para trás. Após o primeiro km da volta, elas já colocavam uma boa distância das demais.

Na quarta posição vem Wloszczowska com vinte segundos. Premont é quinta colocada com 25 segundos e começa ter umas ameaças: Dahle, Klemencic e Pendrel.

No meio da volta, Fullana ataca e entra no single track na frente de Spitz. Kalentieva fica atrás novamente. Quando foram registrar a volta, Fullana já tinha colocado 15 segundos na alemã. A russa caia de rendimento e recebia companhia de Wloszczowska e Premont.

Érika Gramiscelli – Ficou devendo a volta

:: Última volta

Fullana é a dona da prova. Sua vitória é quase certa. Ela já consegue colocar uma boa vantagem na alemã. Kalentieva realiza um ataque e consegue fugir para garantir a terceria colocação. Ninguém quer ficar de fora do pódio.

A polonesa Wloszczowska também desgruda e já é a quarta com 1:30 da líder. Quem não vai bem é a canadense Premont, que cai de rendimento. Outra que também fica para trás é Dahle, com quase três minutos de diferença.

No meio da volta já dava para perceber que a espanhola seria a campeã. Spitz não mostrava nenhuma reação. E a última vaga no pódio seria da russa.

Depois de percorrer aproximadamente os 30km de prova, Margarita Fullana cruzou a linha de chegada com o tempo de 1:39.01s. Mantendo uma média de 17.66km/h. E de quebra, a sua última volta foi a mais rápida de toda prova.

imagem

Com este título em Val di Sole, a espanhola emplaca o tri em mundias. Os outros dois foram em 1999 e 2000.

Merecida! Fullana foi muito discriminada, quando foi proibida de participar do úlitmo mundial em Fort William, por suspeita de dopping, uma vez que a UCI fez uma bateria de exames em diversos atletas dias antes da prova.

Na época, o PEDAL publicou com exclusividade esta notícia.
http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=1768

Aos 36 anos, Fullana já anunciou uma prévia da sua aposentadoria. Talvez seja em Pequim. Vamos aguardar.

A nossa representante neste mundial foi a mineira Érika Gramiscelli, que mesmo largando numa fileira não muito favorável, honrou a camisa nacional, terminando na 50ª colocação.

:: Feminino

1 Margarita Fullana (Espanha) 1.39.01
2 Sabine Spitz (Alemanha) +1.43
3 Irina Kalentieva (Rússia) +2.20
4 Marie Helene Premont (Canadá) +2.52
5 Maja Wloszczowska (Polônia) +3.46
6 Catherine Pendrel (Canadá) +4.51
7 Gunnrita Dahle Flesjaa (Noruega) +5.16
8 Elisabeth Osl (Áustria) +5.29
9 Georgia Gould (Estados Unidos) +6.18
10 Blaza Klemencic (Eslovênia) +6.38

:: A única brasileira na competição

50 Érika Gramiscelli (Brasil) – Menos uma volta.

imagem

  • 29 Fotos

Postado por: Guiné em 19/07/2008


COMPARTILHE

| Outros
 
 
 

BUSCA

TESTES PROFISSIONAIS