MENU

As principais contratações do mountain biking brasileiro para 2011

O ano passou e com ele as esperanças de um bom novo patrocínio ficaram para trás, para muitos atletas do mountain bike brasileiro. Sim, até agora muitos deles ficaram a “ver navios”, ou melhor, sem trilhas para seguirem nesta temporada – por enquanto!

Em ano de fechamento do ciclo olímpico, em relação às conquistas dos pontos no ranking das nações, isso é péssimo e todos perdem: amantes do ciclismo e o próprio mercado interno.

Para quem não sabe, o ouro deste Pan é a “vaga” para Londres. Sim, a tão sonhada participação nos Jogos Olímpicos. Sem representatividade, como vamos sustentar o esporte no país ? A sorte é que temos grandes atletas, que pedalam sempre na frente em busca dos seus ideais, mesmo que sejam com recursos próprios. Enfim, uma verdadeira comprovação de amor ao esporte.

O Pedal iniciou esta matéria no Bike Expo Brasil de 2010, no qual muitos atletas apareceram com seus currículos em busca de novos parceiros para esta temporada. Acompanhamos de perto até algumas contratações. Muitas surpresas serão reveladas agora, como grandes atletas que se destacaram em 2010 e não concretizaram nada até o fechamento desta matéria. Já outros, estão sorrindo à toa – merecidamente.

Confira:

imagem
A nova Equipe Pedal de Mountain Bike 2011 foi apresentada no final de dezembro com grandes novidades e novos patrocínios. Glaidiany de Cássia, Uirá Ribeiro de Castro e Gustavo Ricardo assumem a categoria Elite. Já na Sub-23, a grande surpresa é a contratação do goiano Miguel Wutkowsky, que substituirá Jorge Fraleon, que teve uma excelente participação na equipe em 2010 e focará nos estudos em 2011.



imagem
A equipe Scott aparece mais forte nesta temporada. Os dois principais atletas que representaram a marca em 2010, Edivando de Souza Cruz e Odair Pereira, ficam na equipe com os mesmos patrocinadores âncoras: Scott, Pro Shock e Vzan. Ambos têm outros patrocínios e apoios independentes que investem e acreditam nos seus projetos para esta temporada.

Frederico Mariano (vice-campeão brasileiro Sub-23) é uma das surpresas. Cotado por grandes marcas, Fred acabou escolhendo o novo projeto olímpico que a Scott e o ex-piloto de Fórmula 1, Christian Fittipaldi, iniciam a partir deste ano. O atual campeão brasileiro Juvenil, Nícolas Sessler, também fica na equipe, com os patrocínios da Scott e Rosvel Multimarcas e conta com os apoios da Mercatto Assessoria e Avaliações e BC ciclismo.

Márcio Ravelli permanece na equipe, com o foco no Mundial de MTB Master, que será realizado novamente no Brasil. Além desta, disputará a Copa Internacional e o brasileiro de XC – rumo ao 12º título na carreira.

Mas a grande novidade da Scott é a contratação de Isabella Larcerda, a revelação do MTB feminino em 2010, que ficou com a terceira colocação na Elite do brasileiro e, de quebra, o título da Sub-23. Sem contar com o título da Copa ALE Inconfidentes na categoria Elite. Tudo isto fez com que Isabella seja a nova Garota Contessa, com o apoio forte da marca e outros independentes como: Pedal.com.br, Optic Nerve, Kool Stop e as lojas Bike Center e Formula Bike.



imagem
A KHS Bike surge com uma excelente seleção de atletas para esta temporada. Começando pela Equipe Amazonas, que permanece com a marca nesta temporada. Mas a grande novidade é a contratação de Hugo Prado Neto apresentada no iníco do ano por nossa redacão. Robson Ferreira (Equipe Amazonas) e Hugo Prado Neto formarão uma excelente dupla em 2011 no Cape Epic.



imagem
No comando de Caio Salerno e Sergio Gallo, a Soul Cycles entra forte nesta temporada com três contratações de peso: Julyana Rodrigues (Tri-Campeã Brasileira de Maratona) e Kleber Nascimento. A terceira contratação é mais do que especial, o atleta Paraolímpico, Jefferson Spimpolo Campeão Brasileiro de estrada e contra-relógio.

A redação do Pedal conversou com July, que relatou a sua formação: Soul Cycles / Proimport / Taschibra / UDF. Além disto, a Shimano será seu apoio principal, que já deu um “up” na sua bike com o grupo XTR, com a bike totalizando 8,8kg.



imagem
Ricardo Pscheidt (Campeão Brasileiro de Cross Country) permanece na equipe com os mesmos patrocínios âncoras: Jamis / Crank Brothers. Muita gente pensou que seu companheiro de equipe no Claro Brasil Ride, Gilberto Góes, permaneceria nela. Mas não, Góes focará o ciclismo e tem um nova equipe, a FELEJ / Joinville. Mas Pscheidt não ficará sozinho. Ele terá a companhia de dois jovens atletas para passar sua experiência: Luis Henrique Visentainer (Sub-23) e Willian Alexi (Junior); ambos de Santa Catarina.

Mas a grande surpresa da equipe é a contratação de Érika Gramiscelli (Campeã Brasileira de Cross Country). Sim, a mineira vai pedalar de Jamis visando à vaga olímpica.



imagem
A Specialized reformulou toda sua estrutura no Brasil, o que também atingiu diretamente os patrocínios e apoios dos seus principais competidores. Por enquanto, só a equipe Pedal, como mencionamos acima torna-se a equipe oficial.

Roberta Stopa permanece mais um ano como atleta da marca, mas com a loja Terra Bike (Juiz de Fora-MG) como a principal aliada nesta nova parceria. O Pedal conversou com Stopa, que também relatou que terá outros patrocínios chaves: MOB e Ashima; além dos apoios da Sram, BR Esports, DaMatta e outros.

Pelo Triathlon, Alessandro Pimentel e Carla Moreno permanecem na equipe, apadrinhados pelas lojas Pedal Power e Pedal Urbano; respectivamente. A primeira loja citada vem com uma novidade para esta temporada. Uma equipe que levará o nome da loja, surge tendo com os pilotos, seus próprios funcionários; todos equipados com bicicletas Specialized.

Já a gloriosa Luana Machado (MTB), está em negociação com a marca.


imagem
Depois de muitas especulações, de que Rubens Donizette seria atleta da Scott, o rumor terminou. Rubinho permanece na Equipe Merida por mais uma temporada, focando a vaga para os Jogos Olímpicos, provas internacionais e outras importantes ao longo da temporada.

A novidade é Thiago Aroeira como novo integrante da equipe. Manuela Vilaseca não está mais na equipe, pois focará nos estudos e no lado profissional. Já Daniel Carneiro, não está mais no grupo.



imagem
Você já viu atleta sério e profissional ficar sem equipe ? Difícil! Daniel Carneiro firma o patrocínio com a marca alemã Focus e outros parceiros. O mineiro foca as principais provas do Brasil e outras do seu estado. Outro atleta que também estará na equipe é Douglas Arara, da categoria Sub-23.



imagem
Uma nova marca surge no mercado nacional, a RC Bikes. E quem vai comandar é Mário Roma, acostumado a grandes desafios como a Claro Brasil Ride. O projeto visa testar as bikes pelos atletas da Brasil Soul Team para inserir no mercado ainda neste ano. Com isto, vem com uma equipe de peso: Mário Roma; Adriana Nascimento; Abraão Azevedo; Daniela Genovesi (Estrada Endurance) e Mateus Ferraz (Ciclismo e MTB).

Uma dupla montada numa Tandem aro 29 também vai encarar as trilhas: Adauto Belli e Rafael Campos. Adauto é cego (paraolímpico). Já Rafael, atleta de corrida de aventura, que será o guia nesta nova jornada, além de enfrentar suas provas independentes. Uma equipe com ultra maratonistas, vice campeões mundiais e tantas outras celebridades, tende tudo a se destacar nesta temporada. Boa sorte!



imagem
Após conquistar 13 vitórias e 8 títulos em 2010, Orlando continua montado na Marin Bikes. O atleta contará com os patrocínios âncoras: Ciclo Ravena / Marin Bikes / Cateye. E os seus apoios serão Gu / Formula Brakes / Capacetes Lazer / Thule e Maxxis Tires.

Henrique Avancini

Henrique Avancini confirma a participação em mais um ano na famosa equipe internacional: ISD Cycling Team. Novamente, o brasileiro mostrou profissionalismo, emplacando 3 anos no exterior com a mesma. Agora, seus objetivos serão as competições da UCI, com destaque ao Campeonato Nacional de XC. E Internacionalmente, participará de todas as etapas da Cyprus Sun Shine Cup, Copas do Mundo, Campeonato Panamericano e Campeonato Mundial.

Valéria Conceição


Impressionante, mas a atual vice-campeã brasileira de Cross Country e Maratona está sem patrocínio e apoio nenhum. Parece mentira, mas não é. Apenas a Pro Schok fechou com a atleta. Vamos torcer para que alguma empresa ou marca apóie Valéria nesta temporada. Seja qual for benefício, Valéria comentou que vai honrar seu papel como atleta profissional.


Downhill

O cenário do downhill no país vem crescendo. E com ele, grandes atletas surgem a cada temporada. As empresas estão começando a se interessar por este lado - "esquecido" - para tentar abocanhar uma "fatia do bolo" que está sobrando no mercado.



imagem
O campeão brasileiro Sub-30 e atleta do Pedal, Diego Knob, chega em 2011 com várias novidades. Firmou a parceria com a empresa Proparts com as marcas Sram, Rock Shox, Avid e Truvativ. Além das Manbras Lagos, Optic Nerve, MOB e Ashima.



imagem
Markolf Berchtold permanece montado na marca argentina como o principal piloto e "chefe" da equipe. Sim, agora ele terá a companhia de outros atletas brasileiros: Volkmar Berchtold, Bruno Von Zeshcau e Felix Juníor. A Shimano é outro patrocínio que investe em Markolf neste temporada.



imagem
A marca Hupi vai equipar Doron Catoni com equipamentos e a bike Whistler para uso do Four Cross. No downhill, o caterinense vai pilotar a Santa Cruz. O carioca Theo Duarte também contará com a marca americana para esta temporada.

Um grupo seleto de atletas terá apoio da Hupi: Volkmar Berchtold (SC), Theo Duarte (RJ), Maicon Zottis (RS), Bruno Von Zeschau(SC), Robert Sgarbi (RJ) Nataniel Giacomozzi (SC) e Felix Junior (SC).



imagem
A Scitex permanece com a contratação dos dois melhores atletas de street park do Brasil: Gabriel Nogueira, o “Kbelo” (piloto MOB) e Marcelo Grabowski, o “Pica-Pau” (piloto Da Bomb). Outra dupla que também veste a camisa da marca Da Bomb é Luciano Kdra e Luiz Lancellotti.

No Downhill, a empresa apóia o atleta nordestino, Renato Figueiredo - o Baiano. Vale lembrar que atleta Roberta Stopa conta com os patrocínios da Scitex com as marcas Ashima, MOB e Titan Tech.



imagem
O campeão mundial de downhill Master, Robert Sgarbi, vai com tudo para tentar o Bi neste ano, na cidade de Balneário Camboriu-SC. Sgarbi, que também é diretor do downhill do estado do Rio de Janeiro, apresenta a sua nova "Gloryosa" arma secreta, a marca Giant.



imagem
A empresa Downhill Brasil, apresentou Nataniel Giacomozzi como o principal piloto. O catarinense correrá de Transition Bikes, com o seu parceiro de longas datas, Manoel Marchetti; e os novos como, Pré Fabricar Construções e Hupi para uso da bike hardtail.

Patrícia Loureiro

A paulista Patrícia Loureiro ainda não fechou nenhum patrocínio. Atleta comentou que talvez participe do Downhill Urbano. Mesmo que seja com recursos próprios, quando conquistou o título em 2010, Patrícia relatou que não vai deixar de participar do mundial deste ano. Boa sorte para ela!

Vicente Neto

A Specialized terá como piloto extremo, Vicente Neto, que firmou o patrocínio da Pedal Power, junto com os reforços dos produtos da SRAM, Green Park e DLbmx. Neto participará de provas de Pumptrack, Sea Otter Classic e Crankworx. Além de outras provas que surgirão ao longo da temporada, como as principais: paulista e brasileiro de BMX; categoria MTB.

Luana e Wallace

A KHS também focará na modalidade e contratou dois atletas de peso: Luana Oliveira e Wallace Miranda. A dupla encara o novo desafio de equipe nova, que além da bike, tem como apoio a conceituada Sun Ringlé, patrocinadora das suas rodas; e equipamentos Sram.

Crítica

Muitos atletas não foram citados por dificuldades na comunicação. Destes atletas tops citados, um deixa suspense: Sherman Trezza de Paiva. A redação do Pedal conversou com o mineiro, que relatou o seu novo patrocinador, mas pediu para não soltar por enquanto a notícia devido a conclusão do patrocínio. Vamos respeitar, mas uma GRANDE novidade pode surgir a qualquer momento. Aguardem!


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.